domingo, 17 de abril de 2011

(TI) Tecnoligia da Informação

1.     Quais são os processos empresariais, com o uso da tecnologia da informação?
R: O conceito de informatização pode ser definido como “o processo gerenciado pelo qual uma organização gradativamente incrementa seus ativos da TI, amplia e aprofunda o uso adequado, buscando a melhoria da efetividade e desempenho de suas atividades e processos.
São quatro dimensões inicialmente consideradas para a análise do grau de informação de organizações que são:
1)     Ativos da TI: relacionado aos recursos tangíveis e intangíveis de TI.
2)     Uso organizacional da TI: Relacionada à extensão intensidade e dependência do uso da TI.
3)     Gestão da TI: Relacionada ao gerenciamento dos recursos de TI, à gestão do seu uso e ao planejamento e desenvolvimento de recursos de TI e alinhados aos negócios da organização.
4)     Impactos da TI: Relacionados aos benefícios de efetividades e performance nas atividades e processos organizacionais obtidos pelo uso da TI.

2.     Que resultados foram obtidos?
R: Obteve quatro resultados de estrema importância para as empresas, nas quais são:
Qualidade da informação: quanto mais precisa for a informação, maior sua qualidade e com mais segurança os administradores podem contar com ela para tomar decisões em momento certo.
Oportunidade da informação: para um controle eficaz à ação corretiva deve ser aplicada antes de ocorrer um desvio muito grande do plano ou do padrão, portanto as informações devem estar disponíveis para a pessoa certa no momento certo.
Quantidade da informação; dificilmente os administradores podem tomar decisões precisas e oportunas sem informações suficientes, contudo é importante que não haja uma inundação de informações, de modo a esconder as coisas importantes.
Relevância da Informação: de modo semelhante, a informação que os administradores recebem deve ter, relevância para as suas responsabilidades e tarefas.

3.     Quais foram as vantagens?
R: o propósito básico da informação dentro de um contexto organizacional, é o de habilitar a empresa a alcançar  seus objetivos por meio do uso eficiente dos recursos disponíveis ( pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, capital, além da própria informação.) Neste sentido, a teoria da informação considera os problemas e as adequações do seu uso efetivo pelos tomadores de decisão com a implantação de TIs trazem os seguintes benefícios;
_ Menores custos: a informática, quando bem utilizada, reduz os custos da empresa, porque agiliza e possibilita maior segurança e confiabilidade nos processos, rotinas e controles administrativos; simplifica as tarefas burocráticas, reduz erros e praticamente elimina a repetição do trabalho.
_ Maior produtividade: possibilidade que as pessoas produzam mais, em menos tempo, com menor dispêndio de recursos, permite aproveitar melhor a capacidade produtivo da empresa com o planejamento e o controle da produção, armazena e localiza imediatamente informações fundamentais para o negócio, agiliza os processos de tomada de decisões em relação a preços, estoques, compras e vendas, entre outros.
_ Maior qualidade: a qualidade dos produtos e serviços é melhorada, pois as TI, ajudam a manter os padrões dentro das especificações estabelecidas, proporciona melhores condições de trabalho para os empregados, reduz esforços com a burocracia para concentrá-los  nas  atividades fins da empresa.

4.     No designer gráfico, na web design, qual é a relevância do uso de sistema de informação nesta área?
As empresas de design, quando analisadas do ponto de vista da necessidade e fluxo de informações caracteriza-se por sistemas de trabalhos colaborativos e com necessidade de comunicação interna e externa constante. A colaboração resumida é pelos esforços de dois ou mais indivíduos no desempenho de atividades tendentes à execução de tarefas específicas. Neste tipo de empresa, ocorre a realização do trabalho predominantemente em grupo realizado por indivíduos especialistas em diversas áreas e atuantes em diferentes localidades geográficas com o objetivo comum. 
      Diante de tais características, o SI além de fornecer acesso e confiabilidade para a informação, deve dispor de um sistema de comunicação que leve em consideração os seguintes aspectos: os participantes no processo, as fontes e destinos da comunicação, a localização dos remetentes e destinatários, tempo entre o envio e o recebimento da informação e o meio que viabilizará a comunicação.
Por outro lado, é necessário o desenvolvimento da cultura de planejamento, gestão e avaliação do conhecimento nestas empresas, pois apesar de serem inúmeras as vias de entrada do conhecimento, caso não ocorra de forma organizada, disseminação, a acessibilidade e possibilidade, transformação do conhecimento em vantagem competitiva tornar-se inviável.
  
 

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