quinta-feira, 28 de abril de 2011

Propaganda Nazista


Entre as atrocidades da era nazista, pode-se tirar como aprendizado a propaganda, os efeitos e suas formas de envolver uma nação inteira. - Ora, ora, ora...quem poderia imaginar aprender algo com uma era tão sangrenta e digna de ser intitulada a época mais desprezada por todos.
Se falamos sobre propaganda nazista, deixamos de imaginar Adolf Hitler e passamos a ver outro personagem. Apresento a vocês senhoras e senhores o Sr. Paul Joseph Goebbels, nascido em Rheydt, de família católica Goebbels a esperança de seus pais seria nada mais nada menos que um padre, mas se formou em literatura e filosofia.
Entre muitos altos e baixos Joseph Goebbels, foi uma figura-chave do regime, conhecido por seus dotes retóricos.


Retóricos??? você sabe o que é uma retórica??? Para entendermos um pouco sobre a propaganda nazista, devemos saber primeiramente o que ser uma retórica!!!

"Retórica: técnica (ou a arte, como preferem alguns) de convencer o interlocutor através da oratória, ou outros meios de comunicação. Classicamente, o discurso no qual se aplica a retórica é verbal, mas há também — e com muita relevância — o discurso escrito e o discurso visual."

(Wikipédia - Tema: Retórica)
"Na verdade, a retórica, o uso da palavra com fins persuasivos, é uma aquisição
humana que tem pelo menos 5 mil anos. Está tão presente na retórica de um líder
político ou militar (como Hitler ou Lenin ou Obama ou Lula) como nos sermões
papais, nas missas, nos cultos evangélicos ou nas Sinagogas e Mesquitas.
Discursos inflamados, apelo emocional, criação de um inimigo em comum são
elementos estruturais da comunicação política - e religião é política; aliás,
futebol também é política. Os jogos em equipe foram criados como exercícios
militares e não como lazer. Tomar o terreno do outro, invadir seu campo e
colocar a sua bola na cidadela "inimiga" são táticas...militares”.
(Chico Cavalcante - Diretor de Criação e Filósofo - Vanguarda Propaganda e
Comunicação)

No nazismo, toda a propaganda, todos os discursos aclamados por Hitler e Joseph Goebbels, fora de forma muito inteligente produzidas para persuadir e manipular todos que a ouviam.
Se pensarmos na eficiência destes, devemos aplaudí-los, pois tiveram a Alemanha clamando por um mesmo ideal, mesmo sabendo que a guerra seria (e sempre será), algo que os prejudicaria por toda a vida.
Usava-se cartazes, rádios, discursos, palanques, símbolos, cinemas. Usufruíram de todas as alternativas possíveis, cabíveis e não cabíveis para propagar a força nazista.



Ético?
- Sei que a guerra nunca será ética, nem moral, nem beneficiará de forma alguma algum país. Mas esperem aí!!! Estamos falando de propaganda...Deixo a GUERRA para outra hora, quero falar sobre a propaganda....
Magnífica, perfeita, incontestável. Porque Joseph Goebbels usou seu conhecimento, seu intuito e muita criatividade para adquirir seu objetivo.
Qual empresa de hoje não gostaria de ter um Joseph Goebbels em sua campanha publicitária, envolvido com sua mídia impressa, com a produção gráfica e todo o meio de comunicação?
Eu gostaria de ter sim senhor.
É claro que hoje sou contra a "manipulação" da comunicação em cima de consumidores, muitas vezes despreparados. Iludidos com as palavras, imagens, status, que a mídia oferece, muitos consomem algo que "na verdade não é verdade", (que frase estranha), mas vou traduzir: "NA VERDADE NÃO É VERDADE" - ah como esse mundo é injusto não é? poderia citar várias empresas que fazem uma propaganda totalmente manipuladora e falsa, o que posso dizer é que nem tudo que vemos é o real.
Pesquisando um pouco mais sobre a propaganda nazista, descobri que em Berlim, quando os russos encurralaram os nazistas, tudo veio a crer que a guerra estaria prestes a ter um fim...mas adivinhem só!!!..Joseph Goebbels distribuiu sobre a cidade toda, cartazes que comunicavam que os nazistas teriam uma arma que acabaria com a guerra, uma arma que poderia eliminar todos os russos...
Ah já adivinharam né!!! Claro...deu certo (pelos menos por algum tempo) os alemães confiantes, conseguiram arrancar de suas pobres almas a força para dar mais um passo para o confronto, isso fez com que a guerra durasse mais uma semana.
SOLDADOS MARCHEM MAIS UM PASSO PARA A VITÓRIA!!!
Como a propaganda nos atinge tão fácil. Estudante de comunicação, aprendi em aulas de ética e legislação dentre outras que, a propaganda é uma "arma" muito poderosa. Podemos mudar idéias, influenciar pessoas. Sei da força de uma comunicação, o que me sinto privilegiado. Saber lidar com isso, e fazer de uma propaganda algo transparente e fiel ao consumidor ou leitor é algo essencial para um designer, comunicador, publicitário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário