É essencial que cada utilizador reconheça a sua responsabilidade no acesso que tem aos diversos serviços, servidores, sistemas e pessoas na internet. O utilizador é responsável pelas suas ações no acesso aos serviços da rede.
A internet ou a “net”, não é uma única rede, é um conjunto de milhares de redes independentes que optaram por transferir tráfico entre si. O tráfego enviado para a internet pode atravessar diferentes redes antes de chegar ao seu destino. Sendo assim, os utilizadores implicados na comunicação através da rede devem estar cientes as carga que provocam nas redes independentes que constituem a internet.
Como utilizador da rede, pode lhe ser permitido o acesso a outras redes ( ou sistemas de computadores de uma dada rede ), além daquela a partir do qual se lida. Cada rede tem seu conjunto de regras e procedimentos. Ações que são aceites num sistema, redes que poderão ser controladas, ou mesmo proibidas noutras redes. Cabe ao utilizador respeitar as regras de outras redes que não a sua. Não se esqueça que, pelo fato de poder fazer determinada coisa, não implica ou deva fazer.
Ao utilização é um privilégio, não um direito, ou seja, poderá ser recusado em qualquer altura devido à comportamento abusivo. Por comportamento abusivo, entende-se a colocação ilegal num sistema, ao utilização abusiva de linguagem incorreta ( susceptível de afetar terceiros, pela sua natureza ) em mensagens públicas ou privadas, o envio de chain-letters ( cartas que se destinam a serem enviadas infinitamente ), o envio de mensagens em larga escala para grupo de indivíduos que não as solicitaram ou outro tipo de abusos que possam interferir no trabalho de terceiros ou provoque congestionamento das redes.
É uma tarefa difícil, senão mesmo impossível, descrever com precisão o que é NETIQUETA . Pode ser, isso sim, enumerar toda uma série de conselhos e regras que possibilitem ao utilizador familiarizar-se com este conceito. Antes de qualquer outra consideração, o melhor conselho que se poderá dar: UTILIZE O SEU BOM SENSO. A experiência demonstra que a comunicação por meio eletrônico tem muitas regras que nos permitem viver em sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário